Momentos pós XII Jornadas

Caros Associados e Amigos,

Calculo que estejam admirados por só agora voltarmos ao vosso contacto… Efetivamente a preparação das XII Jornadas com todos os momentos marcantes comemorativos dos 25 anos APDIS foram extremamente intensos… o que resultou num “pós-jornadas” maior do que o habitual. Mas aqui estamos novamente para vos dar feedback do que foram as XII Jornadas, de tudo o que se conseguiu alcançar com a sua realização e dos projetos em que temos estado envolvidos desde então.

Como é do vosso conhecimento, as XII Jornadas APDIS realizaram-se de 20 a 23 de Abril de 2016 na Reitoria da Universidade de Coimbra e contaram com um total de cerca de 120 participantes. Os momentos vividos e o ambiente de partilha gerado foram extraordinários… O eco que nos chegou dos que participaram ilustra isso mesmo. Este ano as Jornadas contaram com algumas novidades, relativamente ao que tem vindo a acontecer em anos anteriores. Para além de se terem realizado fora de Lisboa, foi possível organizar 4 Workshops pré-evento, promover alguns momentos sociais como o Cocktail de Boas-vindas, o Jantar-Convívio animado pela Fanfarra da Universidade de Coimbra e pelo Grupo Folclórico da Casa de Pessoal da Universidade de Coimbra, e também com um conjunto de atividades culturais como as visitas guiadas à Biblioteca Joanina e à Sala S. Pedro e a Visita Cultural – Coimbra Património Mundial com a visita ao Paço Real e ao Colégio de Jesus, que incluiu a Galeria de Física (Séc. XVIII e XIX) e a Galeria de Zoologia (Séc. XVIII).

Um dos momentos mais marcantes foi, sem dúvida, a Comemoração dos 25 anos APDIS com a Homenagem a Lucília Paiva e a criação do Prémio Lucília Paiva, na qual estiveram presentes familiares, amigos, colegas e ilustres convidados que nos presentearam com os seus testemunhos da experiência de vida da nossa saudosa Lucília. A APDIS preparou um vídeo de homenagem baseado em documentação do Arquivo e com fotos disponibilizadas por colegas, familiares e amigos da Lucília. Os Prémios para melhor comunicação oral e melhor póster foram entregues, respetivamente, ao colega Ivan Ricarte da UNICAMP, Ribeirão Preto – Brasil e aos colegas Alice Rodrigues e Pedro Tavares do ICBAS, Universidade do Porto.

A realização das XII Jornadas APDIS, com um tema tão abrangente como INVESTIGAÇÃO, INOVAÇÃO, INTERVENÇÃO: Partilha de conhecimento em saúde, permitiu o estreitar de relações entre colegas bibliotecários, profissionais de saúde e as suas instituições. A participação de colegas brasileiros e espanhóis também foi muito importante abrindo portas para futuras colaborações.

Durante o mês de Maio, foi tempo de fazer o rescaldo das Jornadas e de “abrandar” um pouco o ritmo…pois os meses anteriores foram extremamente intensos. Mas o trabalho e os projetos em que a APDIS está envolvida continuaram em velocidade cruzeiro. Exemplo disso são a Conferência EAHIL, o Grupo de Trabalho do Utente (GTU) e a Lisbon – eHealth Summer Week da SPMS e, ainda, a colaboração com a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde.

A APDIS esteve representada no Council da EAHIL e participou na 15th EAHIL Conference que se realizou em Sevilha de 6 a 11 de Junho de 2016. A grande novidade da reunião do Council da EAHIL foi a introdução de grupos e tópicos de discussão de forma a possibilitar a participação de todos. Todos os grupos deram as suas contribuições para os seguintes tópicos: Formação/Webinars – Temáticas cobertas; Rede de Trabalho – Como criar e melhorar o contacto e a comunicação entre os diversos profissionais; JEAHIL – temas e tópicos a incluir. Por outro lado, a Direção da EAHIL decidiu que, sendo uma associação sem fins lucrativos, parte do seu fundo será usado na criação de mais bolsas e mais apoios a Projetos. A APDIS e o GTU também se fizeram representar na 15th EAHIL Conference com a apresentação do póster “The Portuguese National Health Service and the Patient Health Information Workgroup”.

No que se refere às atividades do GTU, nas quais a APDIS tem participado ativamente, realizou-se uma iniciativa nacional incluída na Lisbon – eHealth Summer Week que decorreu no Centro de Reuniões da FIL, de 27 de Junho a 1 de Julho. O painel dedicado à Informação de Saúde com enfoque no Cidadão decorreu dia 29 de Junho. Ao longo do dia foram apresentados alguns resultados preliminares do processo participativo sobre Informação de Saúde, promoveu-se o debate sobre diversos desafios: Informação de Saúde, a Cidadania e a Participação; A Ética do Cuidado na Promoção da Informação de Saúde; e Literacia em Saúde para decisões mais informadas. O evento que contou com a participação de diversas personalidades consideradas atores fundamentais nas temáticas abordadas, terminou com a apresentação de um roteiro de recomendações que permitirão passar da participação à ação e que será brevemente disponibilizado.

Finalmente, a APDIS foi convidada a colaborar com a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde no projeto “Saúde.doc” nas medidas “Simplex + Saúde 2016”. Realizaram-se a 25 de Julho duas reuniões para apresentação do projeto: uma com Bibliotecas Académicas da área da saúde e outra com as Bibliotecas Hospitalares. Foi desenhado e distribuído um questionário online fundamental para a elaboração do diagnóstico da situação atual e que será o ponto de partida para a definição de linhas estratégicas de atuação da Rede de Bibliotecas de Saúde.

Finalmente, porque também existe uma vertente sociocultural que pretendemos desenvolver, estamos a organizar mais uma atividade que pretende juntar associados e amigos da APDIS, desta feita, na lindíssima cidade do Porto, no dia 24 de setembro, para uma visita-guiada aos museus da ESEP e do Centro Hospitalar do Porto. Consulte o programa do dia e inscreva-se em http://apdis.pt/noticias/eventos/visita-ao-nucleo-museologico

Entretanto, foi criado um canal YouTube da APDIS para alojar todos os vídeos das Jornadas e as fotos já estão disponíveis no Flickr da APDIS. Também o livro de actas com todos os textos integrais, apresentações, pósters e vídeos já se encontra disponível no Sistema de Publicação da APDIS.

Termino esta nota editorial desafiando-vos já para começarem a pensar nas XIII Jornadas APDIS. Nós já começamos a pensar, e muito muito em breve teremos novidades!

…Porque JUNTOS CRIAMOS VALOR!

 

Saudações associativas,

 

Sílvia Costa Lopes

27 de Agosto de 2016