E agora… Vamos a banhos?!

Sílvia Lopes

Caros associados e amigos,

 

Nesta altura do ano, em que Portugal vai a banhos, esta newsletter traz também algum sabor a férias… com algumas novidades: a partir deste número deixamos de ter rubricas fixas…e imprimimos maior liberdade à publicação de conteúdos… introduzimos novas rubricas como o “sabia que” onde se pretende trazer algumas curiosidades sobre temas transversais, ou como a “sugestão de leitura” na qual se pretende deixar algumas sugestões literárias para os nossos leitores ou o “aprendizagens” com alguns conteúdos mais técnico-científicos que visam informar, alertar ou esclarecer profissionais de saúde e cidadãos em geral sobre temas atuais relacionados com saúde. Esperamos que gostem das novidades e que se sintam impelidos a participar e  fazerem-nos chegar as vossas partilhas…

Como já vem sendo hábito aproveitamos este espaço também para vos dar conta das atividades em que estamos envolvidos. Assim, no passado dia 27 de Julho, decorreu a Sessão Pública da APDIS e da BAD  na qual foi apresentada a estratégia adotada por ambas as associações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. A sessão que decorreu no Auditório do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, teve como principal objetivo apresentar os principais documentos produzidos pela IFLA e, atualmente, já disponíveis em língua portuguesa (tradução da FEBAB e da BAD) sobre como o acesso à informação é uma das condições essenciais para a implementação dos ODS e de que forma as bibliotecas são parceiros estratégicos junto das comunidades. Momento importante também para o lançamento do questionário online que pretende recolher informação de projetos, atividades ou iniciativas realizadas nas diversas instituições e suas bibliotecas e que estejam relacionados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o cumprimento das metas da Agenda 2030.

Também temos algumas novidades sobre as XIII Jornadas APDIS, que se realizam no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, no Parque das Nações, de 14 a 16 de março de 2018. O Comité Científico, recentemente constituído, já definiu o tema principal das jornadas: Bibliotecas da Saúde: da Ciência Aberta à Investigação e Prática Clínica. A presença de algumas personalidades notáveis enquanto keynotes speakers está já confirmada e em breve será divulgada no website das jornadas – http://apdis.pt/jornadas/xiii-jornadas, tal como o programa provisório.

Termino este editorial desejando umas excelentes férias a quem vai (ou está) de férias e bom trabalho para quem ainda não foi ou já regressou!

Voltaremos em Setembro… até lá esperamos pelo vosso feedback e pelos vossos contributos para as próximas edições da newsletter apdis…

 

…Porque JUNTOS CRIAMOS VALOR!

 

Saudações Associativas,

 

Sílvia Costa Lopes

31 de julho de 2017