Biblioteca da Saúde

BBF

CHPL

 

 

 

 

 

Biblioteca “Barahona Fernandes”, Hospital Júlio de Matos, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL)

 

História

O Hospital Júlio de Matos abriu ao público em 2 de abril de 1942 e foi desde logo dotado de uma Biblioteca e de um Museu.
A Biblioteca acompanhou o desenvolvimento do Hospital, caracterizando-se como biblioteca especializada no domínio da Psiquiatria e áreas afins.
Em meados de 1978 deu-se início à reorganização da Biblioteca que terminou em finais de 1981 e da qual resultaram três tipos de catálogos: onomástico, didascálico e ideográfico, permitindo-se que de “depósito” de documentos inanimados passasse a Centro de Documentação, “conjunto” de documentos animados pelos três catálogos, processando-se a informação do emissor ao recetor/utilizador.
Em 1994 por altura do 52.º aniversário do Hospital Júlio de Matos, a biblioteca foi batizada com o nome de “Biblioteca Professor Doutor Henrique Barahona Fernandes” (BBF).
Hoje integra a “Sala de Leitura Pedro Polónio”, inaugurada em 2003.
Em 2011, a Biblioteca encerrou ao público para higienização de todos os documentos que foram rearrumados e colocados em duas filas por prateleira (anterior e posterior), para colmatar a falta de espaço para armazenamento de todos os documentos e para receber o acervo do Hospital Miguel Bombarda, em 2012.
Esta biblioteca funciona em regime de livre acesso, estando a coleção arrumada na estante, por assunto, de acordo com a classificação da National Library of Medicine.

 

Organização dos serviços da BBF

A BBF organiza-se em zonas com características, objetivos e utilização diferenciados. Logo à entrada, a zona administrativa, de receção e empréstimos; seguida da zona de leitura, de trabalho e de meios informáticos e audiovisuais.
Num piso superior situa-se a área de mesas para estudo e investigação.
Contiguamente às zonas acima referidas, encontra-se a Sala de Leitura Pedro Polónio que corresponde ao espaço original da Biblioteca, cuja função é de leitura e espaço destinado ao convívio e ponto de encontro.

No dizer de Humberto Eco:
“(…) se a biblioteca é (…) um modelo do Universo, tentemos transformá-lo num Universo à medida do homem (…) alegre, com a possibilidade de se tomar um café, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem num maple e (…) de consumarem parte do seu flirt na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico (…) uma biblioteca onde nos apeteça ir, e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres (…).”

Dispõe ainda de três salas de depósito, localizando-se uma na cave.

 

Serviços

  • Leitura presencial
  • Leitura domiciliária
  • Acesso a computadores
  • Pesquisas Bibliográficas
  • Orientação Bibliográfica e de Referência
  • Serviço de Fotocópias e Digitalização
  • Serviços de Difusão de Informação
  • Difusão Seletiva de Informação (apenas para utilizadores pertencentes à Instituição)
  • Mesas de Investigação

 

Utilizadores dos serviços da BBF

  • todos os trabalhadores do CHPL e de outras instituições de saúde
  • estudantes, profissionais e investigadores da área de saúde
  • outras entidades que justifiquem a sua frequência

 

Fundo documental da BBF

  • constituído por: publicações periódicas, obras de referência e monografias portuguesas e estrangeiras de carácter geral e específico na área da psiquiatria, saúde mental, psicologia e outras correlacionadas, bem como material não livro
  • acresce um importante núcleo de espólios adquiridos por oferta
  • documentos multimédia em número reduzido e outro tipo de documentação (teses, curricula, separatas, catálogos de exposições, atas de congressos)
  • acervo fotográfico que contém o registo de doentes, quer em imagens médicas (à época, um elemento de diagnóstico), quer de lazer e outras atividades, em suma registos que documentam a vida quotidiana do hospital
  • mobiliário e obras de arte constituem igualmente acervo desta Biblioteca

 

A equipa:

Cristina Pereira – Responsável, Administradora Hospitalar
Ana Paula Santos – Técnico Superior
Fernando Graça – Assistente Técnico
Miguel Machado – Assistente Técnico

 

Local da BBF

Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Pavilhão 11, Parque de Saúde de Lisboa
Biblioteca “Barahona Fernandes”
Av. do Brasil, n.º 53 – 1749-002 Lisboa
Tel.: 217 917 000 Extensões 1238 e 1239
Email de Contacto: biblioteca@chpl.min-saude.pt

 

Horário da BBF

Funciona ininterruptamente das 08.30 às 17.30 horas.