Notícias da APDIS: umas palavras da Presidente

Sílvia Lopes

 

Caros Associados e Amigos,

 

Cá estamos novamente com mais um número da nossa Newsletter. Neste editorial pretendemos partilhar com todos vós as atividades nas quais temos estado envolvidos desde a última edição…

A 24 de Março realizou-se a Assembleia Geral, na qual foram apresentados e aprovados o Relatório de Atividades e de Contas de 2016, o Plano de Atividades para 2017 e a proposta de alteração aos Estatutos da Associação. Em breve tudo estará disponível para consulta no site da APDIS…

Tal como divulgado no último número, a APDIS apoiou a causa ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica – que “tem como ambição despertar consciências e boa vontade para a doença neurológica degenerativa ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica”. Assim, durante 4 fins-de-semana do mês de Abril, decorreram no espaço da Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, 4 mesas redondas subordinadas aos temas definidos para o Concurso de Fotografia: Ambiente e Cultura, Arquitetura e Paisagem, Sociedade e Tecnologia e Ciência e Saúde. Apesar de toda a investigação que é feita sobre a ELA, a descoberta de tratamentos eficazes e de uma cura para esta doença que não escolhe idades, sexo, estilos de vida nem profissões, é ainda um sonho… e a APDIS, enquanto embaixadora, procurou ajudar na consciencialização da sociedade através da sua participação e divulgação do evento… O projeto e o concurso terminaram, mas a divulgação e a promoção de diálogos sobre o tema podem e devem continuar…

Também em Abril, realizou-se na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, o Workshop Bibliometrics and Research Management que contou com o apoio e divulgação da APDIS. Este Workshop foi promovido pela Biblioteca e pelo Gabinete de Projetos Especiais, de Investigação e Inovação da ESTeSL, integrado no Projeto de Literacia da Informação — “Saber usar a informação de forma eficiente e eficaz”.

Outra atividade em que a APDIS está envolvida, em parceria com a OVID, com o Centro Hospitalar do Porto e com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é na realização do OVID Open Day. Na realidade serão 2 dias: 27 de Junho no CHP (Porto) e 28 de Junho na FMULisboa (Lisboa). Convido-vos a consultarem o programa do evento já disponível no website da APDIS e a participar, na data e local que melhor vos convier. Contamos convosco!

O estabelecimento de protocolos de colaboração ou cooperação com outras entidades tem sido fundamental para a APDIS e, naturalmente, para os seus associados. É através desses protocolos que se estabelecem dinâmicas de trabalho em equipas, muitas delas multidisciplinares, se alargam horizontes, se chegam a novos públicos, dando a conhecer a APDIS e o seu campo de atuação, e se promovem alguns Seminários e Workshops de interesse na área da saúde e da informação em saúde. Assim, a APDIS estabeleceu um protocolo de colaboração com a Unidade de Farmacovigilância de Setúbal e Santarém. Com este protocolo pretende-se promover atividades formativas, de divulgação/esclarecimento, workshops, entre outras, destinadas aos profissionais de saúde e de informação de saúde, aos estudantes da área da saúde e a todos os utilizadores de informação de saúde (sociedade civil). Estamos, ainda, a ultimar outro protocolo de cooperação, desta feita, com a ESTeSL que, como já foi divulgado anteriormente, irá acolher as XIII Jornadas APDIS, em Março de 2018.

A representação de Portugal e da APDIS junto da nossa congénere europeia – EAHIL – continua a fazer-se através da presença das colegas Maria da Luz Antunes e Paula Seguro de Carvalho no órgão consultivo – EAHIL Council – e reforçada com a nomeação, pela Direção da EAHIL, da nossa colega Susana Oliveira Henriques para o Comité de Auditoria de Contas para 2017-2018.

Finalmente, a APDIS está a avaliar a possibilidade de ter una nova solução para a LAO – Lista APDIS Online – com vantagens adicionais na gestão de associados e entidades cooperantes, melhores funcionalidades de pesquisa, integração de novos conteúdos e melhor integração RBAS-LAO.

Termino este editorial, destacando a realização das XIII Jornadas APDIS em Março de 2018, na ESTeSL, e a importância da vossa participação…

…Porque JUNTOS CRIAMOS VALOR!

 

Saudações associativas,

 

Sílvia Costa Lopes

19 de junho de 2017