Biblioteca da Saúde

IHMT UNL

 

 

 

 

Biblioteca do Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade NOVA de Lisboa

A Biblioteca do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) integra com o Museu o Centro de Gestão de Informação e Conhecimento (CGIC) inserindo-se na estratégia de desenvolvimento do IHMT que pretende aliar a gestão do conhecimento à inovação, tendo como pilares fundamentais a investigação, a comunicação, a avaliação e a história patrimonial, de modo a garantir que o conhecimento institucional possa ser preservado, difundido e reutilizado.
É uma Biblioteca especializada em Medicina Tropical, Saúde Pública Internacional, Parasitologia, Ciências Biomédicas, Genética, Doenças, Infeciosas, Epidemiologia e Bioestatística com um acervo histórico e institucional que reflete as missões e estudos realizados pelos seus investigadores em territórios ultramarinos e um património bibliográfico proveniente de fundos antigos e legados como o de Aldo Castellani, Fraga de Azevedo e obras de grande valor para a História da Medicina como a 2.ª edição do PhiIonium de Valescus de Taranta ou a Helminthologia Portugueza por Jaques Barbut.
O IHMT centra as suas atividades de ensino na formação de 2.º e 3.º ciclos do ensino superior e privilegia as parcerias com os países lusófonos e a América latina pelo que as tecnologias e as ferramentas de comunicação à distância bem como os espaços virtuais são um recurso para estreitar laços com os alunos e investigadores assim como a disponibilização dos recursos eletrónicos da Biblioteca (B-ON, Catálogo Bibliográfico, Repositório e demais bases de dados disponíveis através da plataforma NOVA Discovery). Também pelas parcerias com os PALOP é de suma importância a divulgação e utilização das bases de acesso aberto.
São utilizadores da Biblioteca do IHMT, os alunos (presenciais e à distância), investigadores, professores e utilizadores externos (sobretudo estrangeiros) que nos procuram sobretudo pelo acervo histórico ultramarino.

 

A História

A Biblioteca do IHMT foi criada em 1902, na Escola de Medicina Tropical sendo identificada no primeiro regulamento desta época como uma unidade de apoio ao ensino na dependência direta dos docentes das disciplinas de Patologia Clínica, de Higiene e Climatologia.
Em 1930, a Biblioteca da Escola de Medicina Tropical ocupava já um espaço nobre no edifício da Cordoaria, começando a ser da sua responsabilidade, a partir de 1943, sob a Direção do Professor Fraga de Azevedo, a edição dos Anais do Instituto, publicação que se mantém até ao presente.
Em 1954, inspirando-se no modelo da biblioteca do laboratório de Engenharia Civil, o Diretor do Instituto, Professor Fraga de Azevedo, dá início ao serviço de difusão de informação bibliográfica onde se incluem os Anais, mas estende-o aos médicos do Ultramar.
Em 1958, a Biblioteca transita para o novo edifício da rua da Junqueira onde se mantém até ao presente e pelo despacho nº 8457/2016 de 29/06, DR 2.ª série, a Biblioteca integra atualmente o CGIC – Centro de Gestão de Informação e Conhecimento do IHMT e conjuntamente com o Museu tem por missão a valorização e preservação do património da saúde e sua divulgação e promoção junto da comunidade e do cidadão.

 

Missão

A Biblioteca do IHMT tem por missão gerir, preservar e difundir os fundos bibliográficos impressos ou digitais, bem como planear serviços centrados no utilizador que contribuam para o sucesso do processo de investigação, ensino e aprendizagem e para a valorização da comunidade académica e científica.
Numa perspetiva de ciência aberta e de colaboração multidisciplinar e interinstitucional, pretende ainda garantir a acessibilidade das fontes de informação e dos dados científicos, com vista à sua futura reutilização, e a preservação da memória institucional.

 

Visão

A sua visão é ser uma biblioteca de referência no espaço lusófono na área da saúde pública internacional e medicina tropical com serviços de excelência, pautados por critérios de qualidade e de sustentabilidade no apoio ao ensino e investigação e na difusão e valorização dos recursos bibliográficos e patrimoniais para que o conhecimento e a ciência sejam de todos e para todos.

 

Serviços

  • Tratamento documental
  • Atendimento e Consulta local
  • Apoio e orientação nas pesquisas bibliográficas
  • Formação de utilizadores
  • Empréstimo interbibliotecas
  • Gestão dos documentos do IHMT no Repositório Científico RUN e articulação com a área académica
  • Validação dos registos dos investigadores no sistema PURE para efeitos de gestão bibliométrica e articulação com o Gabinete de gestão de projetos
  • Difusão seletiva da informação através de Boletim bibliográfico interno
  • Apoio na preparação de congressos, seminários e conferências
  • Colaboração com entidades congéneres para a realização de parcerias e projetos como por exemplo a Fiocruz, Brasil

 

A equipa:

Paula Saraiva – Coordenadora Principal do CGIC
Email: paula.saraiva@ihmt.unl.pt

Paulo Caldeira – Técnico Superior
Email: PauloC@ihmt.unl.pt

Rita Francês – Estagiária
Email: ritaf@ihmt.unl.pt