Biblioteca da Saúde

conjPVP

 

 

 

 

 

 

 

Biblioteca do Centro de Estudos Egas Moniz (CEEM) – Clínica Universitária de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

 

A Biblioteca do Centro de Estudos Egas Moniz (CEEM), está inserida na Clínica Universitária de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e situa-se no edifício do Hospital de Santa Maria, desde a sua inauguração, em meados dos anos 50.

Reúne um espólio muito rico de publicações neurológicas, que transitaram da biblioteca do Serviço e Cadeira de Neurologia do Hospital Escolar de Santa Marta e que incorpora parte da biblioteca de Egas Moniz.

Aqui se guardam obras desde o final do século dezanove, podendo-se encontrar lado a lado volumes de Júlio de Matos e Sigmund Freud, bem como toda uma panóplia de nomes que ficaram imortalizados na Neurologia dando os seus nomes a múltiplas entidades clínicas, sintomas e sinais neurológicos.
Ao longo das seis décadas da sua existência foi dada especial atenção à actualização dos conhecimentos na área das Neurociências, por isso, no seu acervo, encontram-se os principais tratados de Neurologia contemporâneos bem como revistas neurológicas.

É uma biblioteca especializada, de livre acesso, e que tem como missão disponibilizar os recursos bibliográficos aos seus utilizadores que são essencialmente profissionais de saúde (médicos, técnicos, psicólogos, enfermeiros), docentes, investigadores e alunos.

 

Disponibiliza os seguintes serviços:

  • Faculta e facilita aos utilizadores o acesso à informação pretendida, através da correcta utilização dos recursos e fontes documentais disponíveis na biblioteca
  • Serviço de EIB de modo a dar a melhor resposta às solicitações dos utilizadores e/ou outras bibliotecas, podendo aceder-se à LAO
  • Sala de estudo destinada a alunos, médicos, investigadores. Com a devida marcação prévia, também poderá ser utilizada para reuniões de investigadores, de júris de concursos, etc…
  • Possibilita a consulta das monografias e os periódicos existentes na sala de estudo. A sua requisição só é permitida aos utilizadores pertencentes ao Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria/Faculdade de Medicina

 

A equipa:

Isabel Santos – Técnico Superior
Email: ipereira@medicina.ulisboa.pt

Fátima Félix – Assistente Técnico
Email: mfelix@medicina.ulisboa.pt

 

Ficha da Biblioteca:

Biblioteca do Centro de Estudos Egas Moniz – piso 8, elevador nº 1
Faculdade de Medicina de Lisboa
Avª Prof. Egas Moniz
1649-028 Lisboa
Tel.: 351 21 7985100 ext. 44207/51883
Fax: 351 21 7957474

Horário:
De 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 18h00

Site institucional: http://www.medicina.ulisboa.pt/
Site CEEM: http://www.medicina.ulisboa.pt/investigacao/unidades-de-investigacao-autonomas/centro-de-estudos-egas-moniz/