É Natal…e 2017 está a chegar

Sílvia Lopes

Caros Associados e Amigos,

É Dezembro! É Natal! O Ano 2016 está a terminar! É o fim de um ciclo, o início de outro! Altura do ano propícia para avaliar os 365 dias anteriores: o que planeámos fazer, o que concretizámos e o que gostaríamos de ter realizado. O que correu bem e o que temos de melhorar! O que há a manter e o que é de mudar!

Como sabem 2016 é um ano importante para a APDIS – são os seus 25 anos – e procurámos ir assinalando esta data especial, continuamente ao longo de todo o ano. Em Fevereiro, mês em que se constituiu a APDIS, a publicação de uma entrevista na Revista Pontos de Vista, de 6 Fevereiro 2016, e a realização de um Seminário; em Abril, as XII Jornadas APDIS, os 4 Workshops e a Sessão de Homenagem e o Prémio Lucília Paiva; em Abril, a visita “Coimbra Património Mundial e, em Setembro, as visitas culturais ao Núcleo Museológico da ESEP e Museu do Centro Hospitalar do Porto permitiram o encontro entre profissionais e amigos, num ambiente simpático e descontraído, e conhecer um pouco da história das instituições que nos acolheram; em novembro, a participação no evento BAD Jobs 2016. A news.apdis (infelizmente, este ano só foi possível publicar três edições) incluiu entrevistas a antigos membros da Direção da APDIS que muito contribuíram para a afirmação da associação junto da sociedade civil e das instituições de saúde nacionais ao longo destes 25 anos. É a partir do passado que se constrói o presente e se projeta o futuro! E são estes testemunhos que perpetuam a história da associação, da profissão bibliotecária e da saúde em Portugal!

Se os momentos acima assinalados foram os mais visíveis da ação da APDIS, muitos mais existiram e merecem igual destaque:

  • A participação ativa no Grupo de Trabalho do Utente cujo trabalho, sustentado num processo participativo e de escuta dos cidadãos/utentes do SNS em diversos momentos ao longo do ano, resultou num roteiro de recomendações do cidadão que será brevemente apresentado ao Senhor Ministro da Saúde, para a melhoria do SNS.pt – Portal do Sistema Nacional de Saúde;
  • A colaboração com a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) no Programa Simplex+ Saúde 2016, no projeto de construção da Plataforma Colaborativa – Saúde.Doc – para o qual foi constituído o grupo de trabalho “Rede de Bibliotecas da Saúde” cuja coordenação está a cargo da atual Presidente da APDIS. Foram ainda constituídos os grupos de trabalho “Estudo do Utilizador”, “Definição de Indicadores de Desempenho” e “Negociação de Recursos Bibliográficos”;
  • A participação da APDIS no Council da EAHIL mantém-se mas com novos elementos. Desta feita, as votações que terminaram no passado dia 12 ditaram que as colegas Maria da Luz Antunes e Paula Seguro de Carvalho são as novas representantes de Portugal. Muitos Parabéns e votos de bom trabalho!
  • Novas parcerias foram firmadas em 2016: a última foi com a REN – Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. que através da cedência gratuita de 2 computadores e uma impressora Xerox, contribui para a prossecução das atividades da APDIS, nomeadamente, o apoio ao secretariado, às jornadas, atividades de formação e seminários bem como digitalização de todo o arquivo. Mas a ESTeSL também deve ser referida, pois será a próxima instituição a acolher as Jornadas APDIS.

Apesar do muito que se conseguiu alcançar, temos ainda um conjunto de tarefas para concluir e que são críticas para a APDIS e para os nossos associados (coletivos e individuais): a atualização da Lista APDIS Online e do RBAS, o lançamento do Programa de Formação (Ações de Formação, Seminários e Workshops) e do calendário de atividades culturais (visitas, tertúlias e encontros).

A introdução de um novo sistema para a gestão de associados e de quotas, com a atribuição de cartão de associado e senhas anuais é outro dos desafios para 2017 que permitirá, através de protocolos com empresas e serviços, oferecer um conjunto de benefícios aos nossos associados.

Outra vertente importante que gostaríamos de ter materializado em 2016 mas que contamos concretizar em 2017 é a parceria com fornecedores de conteúdos na divulgação de recursos a assinar com condições especiais para os associados coletivos da APDIS. Contamos ter novidades já em Janeiro!

A preparação das XIII Jornadas APDIS que se realizam em 2018 é outro dos desafios para 2017. Desafio e convido-vos a pensar em trabalhos que possam submeter às XIII Jornadas APDIS. Estejam atentos pois brevemente teremos novidades!

Desta forma, 2017 será um ano de grandes desafios e de algumas mudanças!

 

Como sempre, a APDIS conta com as sugestões e contributos que nos queiram fazer chegar…

…Porque JUNTOS CRIAMOS VALOR!

 

Feito o balanço de 2016 e lançados os desafios e desejos para a APDIS em 2017, resta-me desejar-vos um Santo Natal, com muita Paz e Alegria, e um Feliz 2017, repleto de sucessos pessoais e profissionais!

 

Saudações associativas,

 

Sílvia Costa Lopes

21 de Dezembro de 2016