25 anos APDIS | 1991-2016

Caros Associados e Amigos,

 

Em 2016 vivemos um marco importante da nossa Associação: 25 anos! MUITOS PARABÉNS APDIS!!!

Foi precisamente a 5 de Fevereiro de 1991, no 25º Cartório Notarial de Lisboa, que um grupo de colegas corajosas, dinâmicas, cheias de garra e com visão de futuro constituíram a APDIS. É, por isso, uma honra pertencer a esta Associação e poder conduzir, com profundo sentido de compromisso e de serviço, os seus destinos… tão cheios de desafios.

Ao longo do ano são vários os momentos que permitem assinalar a comemoração dos 25 anos. No passado dia 6 de Fevereiro, por coincidência (dizem que não as há, mas…), foi publicada na revista “Pontos de Vista” a entrevista feita à APDIS, no âmbito do tema Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Saúde em Portugal.

No entanto, o momento ímpar das comemorações é, sem dúvida, a realização das XII Jornadas APDIS que, pela primeira vez, decorrem na Universidade de Coimbra. Como anteriormente referido, a APDIS tem uma forte ligação à cidade e à Universidade de Coimbra. Uma das mais carismáticas e dinâmicas fundadoras, a Dr.ª Lucília Paiva, era Farmacêutica e Bibliotecária na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Por esse motivo, em 2016, no âmbito das XII Jornadas, e numa sentida e honrosa Homenagem a essa Mulher tão marcante para a associação, será constituído o Prémio Lucília Paiva a atribuir à melhor comunicação oral e ao melhor póster apresentados às Jornadas APDIS.

O Programa Científico, de grande qualidade, já se encontra disponível no Website das Jornadas e as inscrições já abriram. Não perca a oportunidade de participar nas XII Jornadas APDIS subordinadas ao tema INVESTIGAÇÃO, INOVAÇÃO, INTERVENÇÃO: Partilha de conhecimento em saúde e que pretendem ser um espaço de reflexão sobre o desempenho das bibliotecas da saúde e dos seus profissionais, face à complexidade das múltiplas abordagens assumidas pela informação na área da saúde.

Mas as novidades não se ficam por aqui: também pela primeira vez as Jornadas APDIS serão antecedidas por um conjunto de Workshops, disponíveis para os participantes nas Jornadas mas também abertos à Comunidade Académica de Coimbra.

Na mesma linha dos Workshops, é objetivo desta direção promover e organizar um conjunto de cursos, seminários, encontros científicos e culturais como forma de atualização de competências e que permitam uma maior interação entre os colegas, os profissionais e a associação. O primeiro evento – Seminário “Inspirando bibliotecas: planear, gerir e inovar com a Psicologia Positiva” – decorreu já no passado dia 23 de Fevereiro. O interesse no evento e na temática foi notório quer pelo número de inscritos/presentes como pelo feedback que fomos recebendo. Em breve teremos mais novidades sobre as actividades formativas e culturais a realizar em vários pontos do país.

Convidamos, assim, todos os colegas a participarem nas atividades promovidas pela APDIS e, em especial, a estarem presentes em Coimbra nas XII Jornadas APDIS e a aproveitarem esta oportunidade, dando um contributo essencial para a partilha, desenvolvimento e reconhecimento público da nossa actividade enquanto Bibliotecários da Saúde.

Não posso terminar sem referir uma vez mais que os 25 anos da APDIS são sinal marcante do trabalho de continuidade e do caminho que fomos percorrendo, inspirados nos que a sonharam e criaram, para fazer da APDIS uma referência para bibliotecários, profissionais e instituições de saúde em Portugal e mais além…

…Porque JUNTOS CRIAMOS VALOR!

Termino esta nota editorial com uma notícia triste. Tivemos conhecimento, esta semana, que a Dr.ª Juvenália Borges faleceu recentemente. A Dr.ª Juvenália, associada n.º 9, também fez parte dos Corpos Sociais da APDIS, há 25 anos! A APDIS e os Bibliotecários da Saúde ficam mais pobres. Em nome da APDIS, endereço as mais sentidas condolências aos familiares e amigos da Dr.ª Juvenália.

 

Saudações associativas,

Sílvia Costa Lopes
25 de Fevereiro de 2016