Em plena actividade…

Sílvia Lopes

Caros Associados e Amigos,

 

Como vos referi na última Newsletter, a APDIS tem vindo a preparar um conjunto de actividades para o último trimestre de 2015 e para o primeiro semestre de 2016. Exemplo disso, é a visita-guiada que estamos a organizar em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, à exposição «Cuidar e Curar: Medicina e os Museus da Universidade de Lisboa», já no próximo dia 7 de Novembro. As inscrições ainda estão abertas e estão todos convidados a participar nesta actividade que, para além da vertente cultural, pretende ser um momento de agradável convívio.

Também os cursos de formação, seminários e palestras, para além de actividades de índole cultural, serão contemplados no nosso calendário de actividades que irá arrancar no novo ano, pelo que se antevê um 2016 bastante activo.

De entre diversas actividades que estamos a preparar, destaco as tão aguardadas XII Jornadas APDIS, subordinadas ao tema “Investigação, Inovação, Intervenção: Partilha de Conhecimento em Saúde” que, juntamente com um conjunto de workshops pré-evento, pretendem ser um espaço de reflexão sobre o desempenho das bibliotecas da saúde e dos seus profissionais, face à complexidade das múltiplas abordagens assumidas pela informação na área da saúde.

Em resultado da preocupação da Direcção da APDIS, em conseguir estender a realização destes eventos a outras zonas do País, tenho o grato prazer de comunicar que Coimbra foi selecionada como (a primeira) cidade de Acolhimento das XII Jornadas APDIS.

Assim, fortalecendo a ligação com a Universidade de Coimbra, as Jornadas realizar-se-ão de 20 a 22 de Abril no Auditório da Reitoria e possibilitarão assinalar o evento em Coimbra, com a instituição do “Prémio Lucília Paiva” numa meritória e especial homenagem à nossa querida colega e uma das fundadoras da APDIS. O prémio pretende galardoar a melhor comunicação oral e o melhor poster apresentados nas Jornadas APDIS.

O Comité Científico das Jornadas, também já constituído, é composto por colegas portugueses, espanhóis e brasileiros pelo que se antevê uma grande participação internacional. Além disso, a vinda de Patrocinadores/Expositores (Editoras Científicas, Organismos Públicos com responsabilidades nas áreas da Saúde e outros) e profissionais da informação nacionais e internacionais, certamente asseguram o prestígio e sucesso deste evento.

A página das Jornadas será lançada e amplamente divulgada nos próximos dias. Nela poderão encontrar informações mais detalhadas sobre o tema principal das Jornadas bem como os eixos temáticos. Convido-vos a consultar as informações que lá vão sendo publicadas e a submeterem trabalhos (comunicações orais ou pósteres) contribuindo, assim, para o reforço e o reconhecimento público da nossa actividade enquanto Bibliotecários da Saúde…

…Porque JUNTOS CRIAMOS VALOR!

Saudações Associativas

 

Sílvia Costa Lopes

30 de Outubro de 2015