Notícias de Edinburgh e da APDIS…

Sílvia Lopes

Caros Amigos e Associados,

 

Nos passados dias 10 a 12 de Junho decorreu, em Edinburgh, o EAHIL Workshop 2015, organizado em colaboração com o ICAHIS – International Conference of Animal Health Information Specialists e com o ICLC – International Clinical Librarian Conference. Subordinado ao tema “Research-Minded: understanding, supporting, conducting research”, o evento contou com cerca de 300 participantes incluindo palestrantes e representantes dos expositores. Estiveram representados 34 países, entre os quais Portugal, com 2 dos elementos da Direcção da APDIS. Durante o evento, realizaram-se 43 workshops sobre temas tão diversos como Métodos Qualitativos e Quantitativos de Análise, Revisões Sistemáticas, Gestão de Dados Científicos, Bibliometria e Métricas Alternativas, entre outros.

Como já vem sendo habitual, antes do início dos trabalhos, decorreu mais uma reunião do Council da EAHIL dando a conhecer e colocando à votação os pontos discutidos na Conferência de 2014, em Roma. Um dos pontos abordados foi precisamente a representação dos vários países no referido Council. Alguns dos países não apresentaram qualquer candidatura para os lugares disponíveis. No que se refere à representação portuguesa, dado que alguns dos membros não renovaram a sua ficha de membro (que não tem qualquer custo), Portugal perdeu alguma representatividade, ficando com apenas 2 elementos no conselho. As próximas eleições para os membros portugueses decorrerão em 2016. Assim, a APDIS assumiu o compromisso de incentivar toda a comunidade de bibliotecários e profissionais de informação da saúde nacionais a tornar-se membro da EAHIL, relembrando a importância estratégica que essa representação europeia tem para a nossa classe e para a sociedade portuguesa, e reforçar a importância da APDIS, como entidade representativa dos profissionais ligados à informação nas ciências da saúde em Portugal.

Ainda sobre a EAHIL, já foram divulgados os locais das próximas Conferências e Workshops: em 2016 a Conferência realiza-se em Sevilha o que potencia a participação portuguesa, dada a nossa proximidade geográfica. O Workshop de 2017 será em Dublin, a Conferência de 2018 realizar-se-á em Cardiff e estão abertas as candidaturas para 2019…

Já no que se refere à APDIS e às actividades que se propôs desenvolver a nível nacional em 2015, tal como referido no último número da Newsletter APDIS, é nossa intenção dar-vos conta dos trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento. Portanto, é importante transmitir-vos que no último mês a direcção tem estado envolvida num conjunto de reestruturações internas essenciais. Paralelamente, a direcção também já deu início à preparação das próximas Jornadas APDIS, subordinadas ao tema “Investigação, Inovação, Intervenção. Partilha de Conhecimento em Saúde” que decorrerão em Coimbra, de 20 a 22 de Abril de 2016. O comité de organização local já se encontra em campo, a preparar o evento. O comité científico também se encontra constituído e os primeiros contactos com expositores também se iniciaram. Por isso, marquem já na vossa agenda. Em breve divulgaremos mais informações sobre este evento que, posso já dizer-vos, terá algumas muito boas surpresas.

Finalmente, gostaria de vos dar conta de um conjunto de protocolos de colaboração que começam já a surgir. No início de Junho, a APDIS assinou um Protocolo de Colaboração com a Associação Fazedores de Mudança, no âmbito do qual, se irão desenvolver uma série de acções ao longo de 2015 e 2016, em especial referente ao Projecto “INFORMAÇÃO DE SAÚDE: Mais Transparência, Melhor Decisão”. Uma das actividades já agendada será a Sessão de Apresentação do livro “ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE: Direitos, Procedimentos e Garantias”, já no próximo dia 1 de Julho em Lisboa, na Ordem dos Médicos.

Termino esta nota editorial reiterando o pedido deixado na última Newsletter, para que colaborem com APDIS, participem nas nossas actividades e nos façam chegar as vossas sugestões…

…Porque JUNTOS CRIAMOS VALOR!

 

Desejo a todos umas excelentes e merecidas férias!

 

Saudações Associativas,

 

Sílvia Costa Lopes
27 de Junho de 2015